quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A formação



 

 

A teoria do big bang:

Acerca de 15/20 mil milhões de anos uma pequena bola de partículas explodiu! Vindo dessa explosão em cerca de 30 minutos todo o Hélio e Hidrogénio se formou, e com a junção desses dois componentes formaram-se mais componentes e assim sucessivamente… No mesmo minuto a seguir à explosão formou-se a massa, essa mesma que em conjunto com os componentes já existentes fizeram a espectacularidade de fazer poeiras e gases, que fizeram estralas que por sua vez formaram galáxias, sistemas e tudo aquilo que podemos ver e também o que não podemos.O big bang ainda hoje se está a expandir, e uma das provas que temos é o afastamento das galáxias.

O Big Bang, também por vezes denominada em português como a Grande Explosão, é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo . Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava muito quente e denso e, desde então tem se resfriado pela expanção ao estado diluído actual e continua em expansão actualmente. A teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidencias ciêntificas disponíveis e da observação.

 

 

A formação e evolução do sistema solar 

TEORIA DA NEBELOSA

Tudo começou à cerca de 8 mil milhões de anos com uma nebelosa.

O material começou a agruparce em vários núcleos um deles ia dar origem ao nosso proto-sol. Essa matéria começou a girar

Sobre o seu próprio eixo devido a gravidade, e tal como uma piza se a rodarmos no dedo as margens começam a soletrasse por todo o lado, e foi o que aconteceu formar os planetas, asteroidees e outros corpos menores do sistema solar.

TEORIA DA SUPER NOVA

É basicamente igual mas começa com a explosão de uma grande estrela que originou uma super nova e o resto e tudo igual à da nebulosa.

O sistema solar evoluiu bastante desde o momento da sua formação. Muitas das luas se formaram a partir de discos circulares de poeira e gás, à volta dos planetas parceiros, enquanto outras se pensa terem-se formado de forma independente e, mais tarde, foram capturadas por planetas. Há ainda quem defenda a hipótese de que algumas luas, tal como a da terra, se formaram a partir de um grande impacto. As colisões entre corpos têm sempre ocorrido até ao presente e foram fundamentais para a evolução do Sistema Solar. As posições dos planetas foram várias vezes deslocadas, tendo estes mudado de lugar. Pensa-se agora que esta migração planetária seja responsável por grande parte da evolução inicial do Sistema Solar.

Daqui a cerca de 5 milhões de anos, o sol irá arrefecer e expandir-se até muitas vezes o seu diâmetro actual, antes de perder para o espaço as suas camadas exteriores numa nebelosa planetária e de deixar para trás os uns restos estelares conhecidos por anã branca. Num futuro muito distante, a passagem de estrelas, por acção da gravidade, irá moldar a sequência de planetas em redor do Sol. Alguns dos planetas serão destruídos, outros ejectados para o espaço interestelar. Finalmente, passados milhões de anos, é provável que se encontre o Sol sem um dos corpos originais a orbitá-lo.

 

 

 

Pessoas importantes para a evolução da Astronomia

Vou agora dizer algumas das pessoas mais importantes para a evolução da astronomia como hoje a conhecemos

Aristóteles- Foi quem sugeriu a teoria Geocêntrica que afirmava que a terra era o centro do universo e tudo girava à volta dela. Pensava isso porque se os deuses vivem na terra então nós estamos no centro do universo.

Kepler- usando observações a olho nu feitas pelo astrónomo Ticho, descobriu as leis do movimento planetário que carregam seu nome.

Galileu- foi um dos primeiros a observar o céu nocturno com um telescópio, e após construir um telescópio refractor, descobriu as quatro maiores luas de Júpiter em 1610. Essa foi a primeira observação conhecida de satélites orbitando outro planeta. Ele também observou que nossa lua apresentava crateras, e observou as manchas solares. Isso somado ao fato de Galileu ter notado que Vénus exibia um completo conjunto de fases, similar as fases da lua, foi visto como incompatível com o modelo geocentrico defendido pela igreja, o que levou a muita controvérsia.

Nicolau copérnico- Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o sol como o centro do sistema solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava a terra como o centro), é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.

Ptolomeu- O grande mérito de Ptolomeu foi, baseando-se no sistema de mundo de Aristóteles, fazer um sistema geométrico-numérico, de acordo com as tabelas de observações babilónicas, para descrever os movimentos do céu.

Albert Einstein- É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade.

Newton- conhecido por descobrir a lei da gravidade. Diz a lenda que ele estava debaixo de uma maceira a dormir e caiu-lhe uma maçã em cima e EURECA GRAVIDADE!!

 

 

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário